quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cientistas querem colocar esfera em dois lugares ao mesmo tempo !!


Os cientistas sabem que a mecânica quântica também pode influir no movimento de objetos macroscópicos.

Mas o objectivo agora é mais ambicioso: usar uma esfera "grande" para demonstrar o fenômeno da super-posição, que permite que um objeto tenha mais de um estado ao mesmo tempo.

Os físicos têm-se perguntando se os objectos grandes podem seguir as leis quânticas desde que Erwin Schrödinger idealizou um experimento mental que mostra que um gato poderia existir em uma super-posição de estar vivo e morto ao mesmo tempo.

   A ideia agora é atingir uma esfera de vidro de 40 nanômetros de diâmetro, localizada dentro de uma pequena cavidade, com um laser.

Isso deverá forçar a esfera a saltar de um lado da cavidade para o outro.

Mas, como a luz é quântica por natureza, a posição da esfera também deverá ser, o que a obrigará a ficar em uma super-posição quântica, irmanando-se com os fótons que a atingem.

O experimento terá de ser realizado em alto vácuo e em temperaturas extremamente baixas, para que a esfera não seja perturbada pelo ruído térmico ou pelas moléculas de ar, segundo Oriol Romero-Isart, do Instituto Max Planck de Óptica Quântica, na Alemanha, um dos idealizadores do experimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário