terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

NASA: Imagens do Sol em 3D





WASHINGTON — A agência espacial americana divulgou as primeiras imagens tridimensionais do sol, capturadas pelas naves gêmeas do projeto STEREO, da Nasa.

"Pela primeira vez, podemos ver a actividade solar em seu esplendor tridimensional", disse Angelos Vourlidas, membro da equipe de cientistas do Observatório de Relações Solares-Terrestres (STEREO, na sigla em inglês).

"O STEREO revelou o sol como ele realmente é: uma esfera de plasma quente e intrincadamente entremeada por campos magnéticos", explicou.

O projeto STEREO foi lançado em 2006 e estuda o fluxo de energia e matéria do sol à Terra, acrescentou a agência espacial americana.

Em 2007, a nave capturou suas primeiras imagens tridimensionais do sol e em 2009, observou em 3D erupções quentes, conhecidas como ejeções de massa coronal, capazes de causar interferências e comunicações, satélites, instrumentos de navegação e eletricidade na Terra.

Cientistas dizem que a informação da última missão do STEREO ajudará a avançar no campo da previsão espacial terrestre.

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) já usa modelos em 3D do STEREO para melhorar a previsão do tempo para aviões, companhias elétricas, operadores de satélite e outros.

"Com dados como estes, podemos voar em torno do sol para ver o que acontece além de seu horizonte, sem sequer sair de nossas mesas de trabalho", disse a cientista do programa STEREO, Lika Guhathakurta.


Sem comentários:

Enviar um comentário