sexta-feira, 16 de julho de 2010

LED de diamante emite luz que mata bactérias !!!



Engenheiros japoneses construíram um LED de diamante que emite luz ultravioleta capaz de destruir bactérias actuando directamente no seu DNA.

Satoshi Yamasaki e Toshiharu Makino, do instituto de pesquisas AIST, usaram diamante semicondutor, juntamente com outros materiais semicondutores, para criar o novo diodo emissor de luz que poderá substituir as actuais lâmpadas germicidas, feitas à base de mercúrio.


Além de ter demonstrado alta eficiência na acção bactericida contra a bactéria Escherichia coli (E. coli), o LED de diamante dispensa o perigoso mercúrio, é menor e gasta muito menos energia - cerca de 0,3 mW.

Os LEDs, por sua vez, há muito tempo são vistos como a próxima onde na iluminação, graças ao seu baixíssimo consumo de energia.


Agora, os pesquisadores japoneses parecem ter alcançado o objetivo, criando um LED capaz de emitir luz ultravioleta com comprimento de onda de 235 nm.
Os testes mostraram que o LED UV é eficiente para eliminar a bactéria E.coli, uma das maiores responsáveis por infecções em hospitais, restaurantes e mesmo no ambiente doméstico.

Sem comentários:

Enviar um comentário