domingo, 13 de junho de 2010

Físicos explicam aerodinâmica da "Jabulani", a bola da Copa !!!




Dois físicos da Universidade de Adelaide, na Austrália, especializados em aerodinâmica, fizeram uma palestra nesta quarta-feira, explicando porque a bola da Copa do Mundo da África Sul tem diferenças reais em relação às suas antecessoras.
Segundo Derek Leinweber e Adrian Kiratidis, que já estudaram a aerodinâmica de bolas de futebol, golfe, cricket e vários outros desportos, as manifestações dos jogadores sobre a 'Jabulani' têm razões bem mais profundas do que simplesmente agradar a este ou aquele patrocinador.

A nova bola é de facto mais rápida, faz curvas de forma imprevisível e é sentida como sendo mais dura no impacto. Os físicos afirmam que a maior dificuldade em lidar com a 'Jabulani' deverá ser sentida pelos jogadores.


"Embora a Fifa tenha normas rígidas sobre o tamanho e o peso das bolas, eles não dispõem de regulamentação sobre a superfície externa das bolas."

 


"A 'Jabulani' tem uma textura com pequenos sulcos e 'aero-ranhuras', e representa uma ruptura radical com a bola 'Teamgeist' ultra-suave, que foi utilizada na última Copa do Mundo," disse o professor Leinweber.

1 comentário:

  1. No Ano Internacional da Biodiversidade, o Museu Exploratório de Ciências (MC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza no dia 12 de agosto, em Campinas, o fórum “Biodiversidade em perspectiva: patrimônio genético, patentes e pirataria”. Afinal, a quem deve pertencer os royalties das descobertas científicas no Brasil e no resto do mundo?
    O evento é gratuito e acontece no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp (CDC) das 9 às 17 horas. Podem participar pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados no assunto. As inscrições devem ser realizadas no site www.cgu.unicamp.br até o dia 10 de agosto.

    ResponderEliminar